Google AdSense

Conheça o equipamento utilizado pela SAECIL para encontrar vazamentos

A Saecil – Superintendência de Água e Esgotos da Cidade de Leme - tem realizado uma busca incessante atrás de vazamentos em sua rede de abastecimento e uma das formas é com o auxílio de um equipamento chamado geofone. Esse equipamento consegue detectar se existe algum vazamento nas tubulações que ficam embaixo da terra. 

Ele funciona através de ruídos emitidos pela pressão do vazamento, onde um pêndulo capta o ruído que é repassado a um fone de ouvido do funcionário que o manuseia. 

A prioridade máxima da Saecil nos próximos anos será a busca por redução de perdas hídricas. Atualmente, cerca de 50% da água produzida em Leme é perdida de alguma forma: vazamentos, medições incorretas, fraudes etc. O índice regional é da ordem de 30% e o índice mundialmente aceito é de no máximo 20%. A meta é que nos próximos anos se alcance no máximo 30% de perdas em Leme e esse equipamento é de extrema importância para que esse objetivo seja conquistado.

“Estamos trabalhando muito e não vou medir esforços para fazer tudo o que for necessário para atingir esse objetivo de 30%”, declarou Kiko Moraghi, diretor-presidente da Saecil.