Jardim Empyreo recebe o mutirão contra a dengue neste sábado - Plantão Lemense

20/01/2016

Jardim Empyreo recebe o mutirão contra a dengue neste sábado

Ação visa de eliminar criadouros do Aedes Aegipty, com recolhimento de objetos que acumulam água

O Governo de Leme, através do Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, realiza, neste sábado (23), a partir das 8h, mutirão de controle de criadouros da dengue no Jardim Empyreo. Dessa vez, a ação será realizada no novo bairro onde recentemente foram entregues as unidades do Programa Minha Casa Minha Vida.

O trabalho contará com participação dos agentes de controle de zoonoses, integrantes do Reciclaleme e servidores da Secretaria de Serviços Municipais. O mutirão consiste na procura “casa a casa” de criadouros. Por isso, é importante a população permitir a entrada dos agentes, devidamente credenciados.


O intuito é reduzir a densidade do mosquito Aedes Aegipty, que tende a aumentar em decorrência da chuva, através do recolhimento de objetos que podem acumular água. Vale destacar que, em janeiro, fevereiro e março, novos mutirões estão programados em várias as regiões do município. No dia 30, haverá uma grande ação regional, com apoio da EPTV, que abrangerá todo o município.

“Sempre tivemos grande preocupação em combater a dengue, mas agora, com a confirmação que o mesmo mosquito transmite também o zika vírus e a chikungunya, esta necessidade triplicou. Para vencer estas três doenças, principalmente nesta época de chuvas constantes, a população precisa ajudar de forma consciente, eliminando todo tipo de criadouro. O zika vírus, que ocasiona a microcefalia, já chegou ao Estado de São Paulo e casos de chikungunya foram confirmados na região. É imprescindível unirmos todas as forças, governo e população, nesta que é uma verdadeira guerra contra o mosquito transmissor”, explica a secretária de Saúde, Tereza Moi.

Mutirão recolhe criadouros no Ibicatu e Caju -

No último sábado (16), o Núcleo de Controle de Zoonoses, com apoio do ESF Caju, realizou mutirão contra o Aedes nos bairros rurais Caju e Ibicatu. Na ocasião, foi recolhido um caminhão de criadouros, devidamente descartados de maneira correta. Vale lembrar que, no sábado anterior, dia 9, a ação aconteceu em outras localidades rurais, no Taquari Bairro e no Taquari Ponte.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social
Prefeitura do Município de Leme