Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social implementa o "Projeto Caias" - Plantão Lemense

21/01/2016

Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social implementa o "Projeto Caias"

Centro Aquático Integrado da Assistência Social atenderá três públicos diferentes. A hidroginástica para a melhor idade já está em plena atividade

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social criou um projeto que irá disponibilizar aulas de hidroginástica para diferentes públicos de Leme. Trata-se do Caias – Centro Aquático Integrado da Assistência Social, que já está em atividade atendendo, a priori, integrantes do Centro de Convivência do Idoso “Moacir Carneiro”. A melhor idade de Leme realiza aulas quatro vezes por semana (segunda, terça, quinta e sexta), sempre assistidos por profissionais gabaritados.
Em fevereiro, portadores de necessidades especiais e pessoas com problemas de saúde também serão contemplados. Já no dia 1º de fevereiro, o projeto começa a atender integrantes do CRPD – Centro de Referência da Pessoa com Deficiência. Para este público, os benefícios fisiológicos são muitos e vão desde diminuição dos espasmos, até o relaxamento muscular e alívio da dor.

Com previsão de início para a segunda quinzena de fevereiro, a hidroginástica também será disponibilizada para pacientes encaminhados pela Secretaria de Saúde. Serão atendidas pessoas com problemas respiratórios, além da hidroterapia em traumatologia, feita com pacientes em estado pós-operatório e após remoção de gesso. O objetivo é melhorar a capacidade cardiorrespiratória e a circulação, bem como a amplitude de movimentos e diminuição da dor. Nestes casos, haverá a necessidade de cadastro.

O Projeto Caias terá coordenação voluntária da professora de natação e hidroginástica, Flávia Marchiori, profissional com mais de 20 anos de experiência no ramo. “A água colabora com a qualidade de vida de idosos, portadores de necessidades especiais e pacientes em geral. Nosso objetivo é exatamente este. Garantir uma vida mais digna para estas pessoas que tanto necessitam de atenção”, explicou a professora Flávia.

“Já temos uma etapa deste projeto em andamento e, nas próximas semanas, iniciaremos o atendimento para os demais contemplados. O Caias vai ampliar a utilidade da piscina que temos aqui na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, com uma ação que vai melhorar a vida de todos” destaca Mauro Donizeti Vitor, titular da pasta.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social
Prefeitura do Município de Leme