Google AdSense

Carnaval em Leme fez a alegria de 30 mil foliões



A Turma da Charanga, Desfile de blocos, matinês e o tradicional Carnaval de Máscaras da Cresciumal foram os destaques do Carnaval lemense -

Entre palhaços, monstros, blocos, charangas e foliões, o Carnaval 2016 “É Cultura! É Bloco de Rua!” levou alegria e diversão às mais de 30 mil pessoas (estimativa da Guarda Civil Municipal) que curtiram os cinco dias de folia. A festa, organizada pelo Governo de Leme, através da Secretaria de Cultura e Turismo, e com apoio das demais pastas municipais, contou com eventos para todas as idades e levou a família lemense para a praça.

O Carnaval começou na sexta-feira (5), com a Turma da Charanga, trenzinho que percorreu os bairros da cidade, acompanhados por uma trupe músicos de sopro e percussão. Na tarde de sábado (6), a Turma da Charanga circulou pelas ruas do Centro em direção ao Jardim Empyreo, no conjunto habitacional do Minha Casa Minha Vida, onde grande público foi contagiado pela festa. Mais tarde, o Baile na Lona animou a noite dos foliões na Praça Rui Barbosa.

No domingo (7), duas matinês garantiram a diversão de crianças, adultos e da melhor idade. No Centro de Convivência do Idoso, o Carnaval promovido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social reuniu os foliões da velha guarda e, na Praça Rui Barbosa, a matinê das crianças animou grandes e pequenos. A festa contou com concurso de fantasias e distribuição de confetes, serpentinas, espumas e adereços aos pequenos foliões.
 À noite, a Corporação Maestro “Ângelo Cosentino” se apresentou com um repertório de cantigas dos velhos carnavais.

Na segunda-feira (8), foi a vez do Desfile de Blocos dar o clima da festa. A Turma da Charanga e os grupos Velho Capitão, Bloco do Boi e da Vaca Magra, Tamo Junto, Amigos da Santa Rita e o Bloco do Gago levaram grande público à Av. 20 de Agosto. Bastante aplaudidos, os blocos trouxeram cor e muito samba aos foliões lemenses. Ao final do desfile, a festa continuou na praça com o Carnaval animado por marchinhas tocadas pela Turma da Charanga.

Na terça-feira (9), além da 2ª edição da Matinê do Idoso, o tradicional Carnaval de Máscaras da Fazenda Cresciumal movimentou o centro da cidade. O desfile dos mascarados reuniu mais de sete mil pessoas e seguiu pela Avenida 29 de Agosto até a Praça “Rui Barbosa”, com direito a bexigas d’água e premiação para as melhores fantasias, nas categorias infantil, folião e tradição. No final, mais animação com a Turma da Charanga.

A brincadeira carnavalesca teve origem há um século, quando imigrantes italianos e alemães chegaram à Usina Cresciumal para trabalhar e trouxeram junto à inspiração dos seculares carnavais europeus. “O mais legal dessa festa é ver crianças e adultos dançarem e se divertirem entre os mascarados, novamente resgatando e preservando essa tradição lemense”, destaca o secretário de Cultura, Neto Cardozo.

“Nosso Carnaval foi pensado para alegrar pessoas de todas as idades, com atrações variadas e o mínimo possível de gastos públicos. Tivemos charanga, matinê, marchinhas, desfile de blocos de rua e a tradição das máscaras da Fazenda Cresciumal. Uma festa completa, que animou o povo lemense durante cinco dias de alegria”, destacou o prefeito Paulo Blascke.

Serviço

A Guarda Civil Municipal, a Policia Militar e a Dimutran garantiram a segurança e a ordem em todos os dias da festa, que também contou com ambulância e enfermeiro da Secretaria de Saúde, na Praça Rui Barbosa. Para manter a cidade limpa, equipe da Secretaria de Serviços Municipais atuou na Avenida 29 de Agosto e também na praça, onde uma tenda abrigou os foliões


Fonte: Secretaria de Comunicação Social

Prefeitura do Município de Leme