Governo de Leme visita áreas atingidas por alagamento na cidade - Plantão Lemense

12/02/2016

Governo de Leme visita áreas atingidas por alagamento na cidade

Governo de Leme visita áreas alagadas e presta imediata assistência às vítimas das fortes chuvas

Prefeito também anunciou perante a população que irá à Brasília pleitear recursos para licitar macro-obra que resolva de vez os problemas existentes em alguns bairros da cidade

Durante a tarde e noite de ontem (11), o prefeito Paulo Blascke visitou alguns bairros onde ocorreu alagamento nas ruas e casas, e, esteve conversando e prestando solidariedade e auxílio aos moradores.

Primeiro, foram acionadas a Guarda Civil Municipal - CGM, a Defesa Civil e toda equipe da Saecil. Rapidamente foram vistoriadas casas e ruas, registrando os prejuízos causados, e, ato contínuo, a GCM tratou de auxiliar no fluxo de carros e motos (para evitar riscos de acidentes) e a Saecil iniciou o bombeamento da água que se alocava dentro das casas, além da coleta de detritos orgânicos e resíduos que se acumularam nas imediações.

Em alguns bairros a situação de alagamento ocorreu de forma instantânea, tendo o índice de chuva atingido 102 mm, como é o caso do Jardim Ariana. Ali, perante os moradores, o prefeito anunciou que irá à Brasília pleitear recursos junto ao governo federal, com intuito de resolver de vez este problema que persiste há mais de vinte anos na cidade, devido à falhas de engenharia na implantação das tubulações daqueles bairros.

A população mostrou-se contente com a presença do prefeito e equipe no local. "Faz vinte anos que isso acontece. O senhor é o primeiro prefeito que vem pessoalmente ver os estragos. Agradecemos sua boa ação" (Oswaldo Aranha - morador).

"Tantos anos vivemos esse problema e nunca vem nenhum político aqui. O senhor prefeito e seus assessores foram os primeiros que vieram. A gente nunca vai esquecer isso. Deus abençoe vocês" (Adriana Regina Ramos - moradora).

Ao final da noite, o prefeito Paulo Blascke solicitou providências quanto ao alojamento e alimentação para alguns moradores que haviam perdido suas compras nos alagamentos, e, imediatamente, foram entregues marmitex e ofereceu-se alojamento também para os casos de famílias que tiveram seus dormitórios invadidos pelas águas.

Alguns munícipes não quiseram deixar suas casas. Para estes casos, a Saecil realizou o bombeamento das águas e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social forneceu colchões e lençóis às famílias.

Na estação rodoviária, houve desmoronamento de um muro, e, as águas também adentraram nos pontos de paragem de ônibus. Hoje pela manhã, equipes da Saecil encontram-se nas imediações realizando os devidos reparos, e, alguns caminhões percorrem os bairros para recolha de detritos.

Alguns órgãos públicos também foram afetados, entre os quais, a Secretaria de Finanças do Município.

O Governo de Leme está prestando a devida solidariedade e assistência a todos, e, coloca desde já sua estrutura e todas as suas Secretarias à disposição dos munícipes, para o que couber.

"Esta situação não pode perdurar. De nada adianta eu ir pessoalmente ver os bairros atingidos, e, nada fazer. Isso seria politicagem, e, essa palavra não existe em meu coração na minha integridade. Estou solidário à população e me comprometo a ir pessoalmente já nos próximos dias a Brasília, solicitar recursos ao governo federal para reparar de vez este problema que dura duas décadas e ninguém consegue resolver. Pois, nós vamos arregaçar as mangas e abraçar esta causa. Não podem os moradores de ontem e hoje pagarem pelos erros técnicos do passado. Vamos realizar uma macro-obra, e, começamos a nos empenhar a partir de agora para isso. Quero aproveitar aqui para dar meus parabéns aos moradores que lutaram bravamente para expulsar as águas de dentro de suas casas enquanto as equipes dos órgãos públicos não chegavam para socorrê-los (pois tivemos mais de cinquenta solicitações em diferentes bairros). Vocês são exemplo de cidadania e de dignidade. A vocês todo meu abraço e meu respeito", enfatizou Blascke.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social 
Prefeitura do Município de Leme