Secretaria da Educação efetiva parceria com Instituto Natura para atividades pedagógicas - Plantão Lemense

04/02/2016

Secretaria da Educação efetiva parceria com Instituto Natura para atividades pedagógicas

Na última terça-feira (2), a secretária de Educação, Flávia Terossi Dias, reuniu-se com representantes da Natura para ampliar e institucionalizar os projetos de sucesso -

O Governo de Leme, através da Secretaria de Educação, tem, desde 2015, uma parceria com o Instituto Natura, no Projeto RAE – Rede de Apoio à Educação. Esse projeto engloba várias atividades da secretaria, que vão desde a documentação e acompanhamento do Plano Municipal de Educação, através do Sistema Conviva.

A parte pedagógica foi agraciada com o Projeto Trilhas, que estimula a prática da leitura tanto nas escolas de Ensino Fundamental, quanto na Educação Infantil. Leme já foi, inclusive, escolhida pelo instituto para testar novas ferramentas de gerenciamento da Educação.

Na última terça-feira (2), a secretária de Educação, Flávia Terossi Dias, acompanhada de sua equipe, reuniu-se com representantes da Natura para ampliar a parceria e institucionalizar os projetos de sucesso. “É muito importante para a educação lemense ter parceiros como o Instituto Natura, que preza pelos bons ensinamentos aos nossos estudantes”, destacou Flávia.

Tertúlias Dialógicas acontecem em escolas municipais

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Natura, desenvolve, desde 2015, o Projeto Comunidade de Aprendizagem. O projeto baseia-se em um conjunto de atuações educativas de êxito voltadas para a transformação educacional e social, que começa na escola, mas integra tudo o que está ao seu redor.

O objetivo é atingir uma educação de êxito para todas as crianças e jovens, com eficiência, equidade e coesão social. As dinâmicas têm como princípio o diálogo igualitário e a aprendizagem dialógica, oportunizando aos professores e alunos o contato com experiências de leitura significativas.

Combinando ciência e esperança, o projeto visa a uma melhora relevante na aprendizagem escolar em todos os níveis, e também o desenvolvimento da convivência e de atitudes solidárias. Das atuações propostas pelo instituto, três experiências já foram realizadas em formato piloto: tertúlia dialógica pedagógica, tertúlia dialógica literária e grupos interativos.

Trilhando caminhos para se tornar um bom leitor

O Projeto Trilhas é um conjunto de materiais elaborados através de livros de literatura infantil e jogos que visam apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com o objetivo de desenvolver a competência leitora dos alunos de Pré II e 1ºs anos. Os professores envolvidos passaram por um curso de capacitação para conhecer as propostas e trocar experiências.

Todas as escolas municipais participaram com empenho e entusiasmo e foram além da proposta, levando para a sala de aula muito do lúdico e do prazer de ler, contribuindo para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Em 2016, o Projeto Trilhas volta a acompanhar os alunos durante o ano todo, trilhando caminhos para que os estudantes sejam, no futuro, grandes leitores.

Nas palavras de André Lopes Cardone, coordenador do Projeto Rede de Apoio à Educação. “Primeiro gostaria de dizer que somos fãs do trabalho realizado pela equipe da Educação de Leme: os relatos das atividades desenvolvidas pelo Trilhas nos emocionam, e estamos contentes que algumas escolas participarão da transformação de Comunidade de Aprendizagem. Tenho certeza que estes projetos são apenas um pequeno pedaço do trabalho que realizam na educação municipal pública como um todo. Quem critica a escola pública não conhece Leme”.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social
Prefeitura do Município de Leme