Secretaria da Educação participará da 'Olimpíada de Língua Portuguesa' - Plantão Lemense

06/05/2016

Secretaria da Educação participará da 'Olimpíada de Língua Portuguesa'

Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro - tem o objetivo de contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras -

A Secretaria Municipal de Educação realizou, no dia 29 de abril, a adesão à Olimpíada de Língua Portuguesa, fruto de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Itaú Social. A Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro - tem o objetivo de contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. Participam dela, alunos do 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Com o tema “O lugar onde vivo”, a olimpíada valoriza a interação das crianças e jovens com o meio em que vivem, os quais ao desenvolver os textos, resgatam histórias, aprofundam o conhecimento sobre sua realidade e estreitam os vínculos com a comunidade.

A Secretaria Municipal de Educação e as escolas participantes desenvolverão oficinas de produção textual sobre o gênero proposto pela olimpíada. Na segunda etapa, a Secretaria de Educação receberá os textos enviados pelas escolas públicas que, posteriormente, irão selecionar um texto, o qual será enviado para a etapa estadual. Serão selecionados, destes, 500 textos semifinalistas.

Os alunos com seus respectivos professores viajarão para uma capital do Brasil para participar de atividades culturais e de formação. Ao final do encontro, serão selecionados 152 finalistas e, na última etapa nacional, 20 serão os vencedores.

De acordo com o responsável pela Olimpíada no município, Denis Beozo, “a competência em leitura e produção de textos é condição necessária para o exercício da cidadania. Para atuar nesta sociedade, para compreender os conflitos de interesses que nela se dão, para entender e se fazer entender, para opinar, para reivindicar, para protestar, para solicitar, para convencer, para apreciar, enfim, para agir como um cidadão é preciso ser capaz de produzir e ler os gêneros que circulam e, para isso, ao longo da vida, os sujeitos devem ler e produzir textos variados”.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social
Prefeitura do Município de Leme