Secretário do Meio Ambiente fala da situação do 'Parque Mourão' - Plantão Lemense

12/11/2016

Secretário do Meio Ambiente fala da situação do 'Parque Mourão'

Na manhã de terça-feira (08/11), o Governo de Leme, por intermédio do Secretário de Meio Ambiente, Sr. José Roberto Braghim, participou ao vivo do programa do popular e conceituado radialista Marcelo Fachini, com intuito de oferecer esclarecimentos sobre recentes dúvidas e apontamentos trazidos nas redes sociais, sobre a situação dos animais do Parque Ecológico Antônio Mourão, o tradicional "Bosque de Leme".

Na ocasião, Fachini trouxe alguns apontamentos do advogado e defensor da causa dos animais, Dr. José Roberto Apolari, eleito recentemente vereador em Araras.

De maneira cautelosa e explanada, Braghim passou às mãos de Fachini um laudo técnico da Polícia Militar Ambiental, e, procurou trazer à pauta o fato de que, muitas vezes, as redes sociais trazem situações que, ao serem veiculadas por diferentes pessoas, acabam ganhando proporções e versões um tanto maiores do que a própria realidade.

No laudo existia uma gama de fotos que mostrava a câmara fria em perfeito funcionamento - com os alimentos devidamente alojados no local, bem como a existência de profissionais técnicos - Veterinário e Biólogo - para cuidar do tratamento dos animais. A conclusão do documento, feita pelo corpo técnico militar, foi a de que não havia nenhuma infração a ser apurada, tampouco multa administrativa ou penal a ser aplicada.

Por telefone, José Roberto Apolari também participou do programa, e, disse que havia sido procurado por cidadãos lemenses, e, como defensor da causa animal, dirigiu-se pessoalmente ao bosque, municiando-se também com os documentos que lhe foram entregues pelos munícipes, para acompanhar de perto a resolução da situação. Em resposta, Braghim agradeceu ao mesmo pelo empenho e colocou a Secretaria à disposição para que, juntos, governo e povo, possam fazer um trabalho em prol desta justa causa.

Um fato interessante e que foi destacado, tanto pelo titular das pasta do Meio Ambiente em Leme, quanto pelo locutor Marcelo Fachini, foi o auxílio ofertado por alguns munícipes nas próprias redes sociais, colocando-se à disposição do governo lemense para o que for preciso. Este auxílio veio tanto de moradores quanto de profissionais veterinários em questão.

Braghim também destacou que o município de Araras peticionou ao governo de Leme a doação de um cisne e um pavão, justamente por saber da ótima condição com que os animais são tratados no bosque lemense, e, que, à medida que forem ajustados os trâmites adequados, e, que existirem mais espécies dos animais em questão, poder-se-á realizar esta doação, de forma a ampliar a parceria entre as cidades, e, potencializar o turismo ecológico, que em Leme já é uma realidade pulsante e com muito destaque na região.

Importante ressaltar, também, a valoração do bosque de Leme como método de educação ambiental, posto que o governo instalou ali um pólo ambiental do programa Mais Educação, e, ali tem promovido, com destaque em todo país - haja visto a colocação de Leme entre as trinta melhores cidades em educação de qualidade no Brasil - aulas de educação ambiental, associadas, inclusive, a outros equipamentos, como viveiro de mudas, brinquedos e demais atrações para os alunos da rede municipal de ensino.

"Sabemos das obrigações deste governo, pois estas foram assumidas em um TAC - Termo de Ajustamento de Conduta". Estamos tomando as medidas necessárias a regularizar o que nos foi proposto, mas, temos convicção de que estamos fazendo o melhor para cuidar dos animais, com profissionais adequados e diplomados para tal, e, mediante um laudo técnico da polícia militar ambiental, que atesta que não existe qualquer infração praticada pelo município, além de os alimentos estarem perfeitamente estocados e sendo distribuídos na refeição dos animais, e, a câmara fria estar em pleno e regular funcionamento. Ficamos muito felizes com o apoio que recebemos de muitos munícipes, que se colocaram à disposição para nos ajudar no que for preciso. Com este pensamento, juntos, governo e população, poderemos construir uma sociedade mais justa e muito mais participativa para todos", destacou Braghim. (Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Leme)