Publicidade

Vigilância Sanitária intensifica vacinação contra o sarampo


A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Saúde em parceria com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, informa toda a população sobre orientações para o combate ao Sarampo.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral e o contágio ocorre por meio de secreções respiratórias, transmitidas através da fala, tosse e espirro do indivíduo infectado.

Os sintomas são febre alta, machas vermelhas pelo corpo, que na maioria das vezes se inicia pelo rosto, coriza (nariz escorrendo), tosse, conjuntivite não purulenta e pequenas manchas brancas na boca.

A única prevenção é com a vacinação, através da vacina SCR (Sarampo, Caxumba, Rubéola), em crianças e adultos, conforme calendário do Ministério da Saúde. O Ministério da Saúde recomenda a vacinação contra o sarampo em crianças de 6 a 11 meses e 29 dias de idade, com uma dose da vacina tríplice viral.

Esquema vacinal

Crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade: uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses de idade (tetra viral).

Crianças de 5 anos a 9 anos de idade que perderam a oportunidade de serem vacinadas anteriormente: duas doses da vacina tríplice

Adolescentes e adultos até 49 anos:

· Pessoas de 10 a 29 anos – Duas doses da vacina tríplice
· Pessoas de 30 a 49 anos – Uma dose da vacina tríplice viral

Pessoas acima de 60 anos de idade só serão vacinadas através de indicação médica.

Quem comprovar a vacinação contra o sarampo conforme preconizado para sua faixa etária, não precisa receber a vacina novamente.

Não devem receber a vacina:

- Casos suspeitos de sarampo
- Gestantes - devem esperar para serem vacinadas após o parto. Caso esteja planejando engravidar, assegure-se de sua proteção, através de um exame de sangue que poderá dizer se você já está imune à doença. 
- Menores de 6 meses de idade.
- Imunocomprometidos.

As vacinas estarão disponíveis em 11 postos de vacinação da Rede Municipal de Saúde.

Informações adicionais podem ser adquiridas através da Secretaria Municipal de Saúde, situada a Rua Dr. Fernando da Costa, 1026 – Centro ou pelo telefone 3573.6599Fonte: Secretaria de Comunicação Social

COMENTE:

0 Comentários