Primeira etapa da Campanha de vacinação contra o sarampo acontece entre 7 e 25 de outubro - Plantão Lemense

05/10/2019

Primeira etapa da Campanha de vacinação contra o sarampo acontece entre 7 e 25 de outubro



A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Saúde, informa a toda a população sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.

Vale salientar que a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo será realizada em duas etapas:

ETAPA 1: de 07 a 25 de outubro
Será realizada a vacinação em crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

DIA “D” DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL: Sábado, 19 de outubro
HORÁRIO: das 8h às 16h

UNIDADES DE SAÚDE: CS II, PSM Ariana, PSM João Leme, PSM Sumaré, USF Palmeiras, USF Primavera, USF Quaglia, USF Renascença, USF São Manoel, USF Saulo e USF Vanessa.

ETAPA 2: de 18 a 30 de novembro
Será realizada a vacinação de adultos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos de idade.

DIA “D” DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL: Sábado, 30 de novembro
HORÁRIO: das 8h às 16h

UNIDADES DE SAÚDE: CS II, PSM Ariana, PSM João Leme, PSM Sumaré, USF Palmeiras, USF Primavera, USF Quaglia, USF Renascença, USF São Manoel, USF Saulo e USF Vanessa.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral e o contágio ocorre por meio de secreções respiratórias, transmitidas através da fala, tosse e espirro do indivíduo infectado.

Os sintomas são febre alta, machas vermelhas pelo corpo, que na maioria das vezes se inicia pelo rosto, coriza (nariz escorrendo), tosse, conjuntivite não purulenta e pequenas manchas brancas na boca.

A única prevenção é com a vacinação, através da vacina SCR (Sarampo, Caxumba, Rubéola), em crianças e adultos, conforme calendário do Ministério da Saúde.

É importante que pais ou responsáveis levem seus filhos a sala de vacina mais próxima do seu bairro, juntamente com a carteira de vacinação. Todas as salas de vacinas atenderão no horário normal e nos dias 19 de outubro e 30 de novembro, todas abrirão especificamente para a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Dr. Fernando da Costa, 1026 – Centro ou pelo telefone 3573.6599. Fonte: Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário