Leme realiza ações de conscientização e combate à tuberculose - Plantão Lemense

06/03/2020

Leme realiza ações de conscientização e combate à tuberculose


A cidade de Leme realiza diversas ações de conscientização e combate à tuberculose em março, marcado mundialmente como o mês da prevenção a doença. O objetivo é detectar e tratar os casos, além de divulgar informações.

O município confirmou até agora cinco casos de tuberculose. Em 2019, foram registrados 17 casos e, em 2018, 25.

Quem apresentar os sintomas da doença, pode comparecer em uma das 16 unidades de saúde que estarão realizando gratuitamente os exames. É necessário ficar atento aos sinais mais frequentes, como tosse seca ou com secreção por mais de três semanas.

Após o exame, se confirmado a doença, os médicos encaminharão o paciente para consulta. “O resultado não demora para sair e o tratamento é feito na unidade mesmo, com comprimidos e duração de seis meses. Tem cura”, afirmou a enfermeira Milena Aparecida Alvarez.

Transmissão

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como rins e ossos. O contágio ocorre pelo ar: “O doente transmite pela tosse, pela fala e pelo espirro”, explicou Milena.

Após 15 dias de tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. Outros sintomas são cansaço excessivo, febre baixa (geralmente no período da tarde), suor noturno, falta de apetite, emagrecimento acentuado e rouquidão.

Para menores de um ano, a vacina BCG é obrigatória, pois protege a criança contra as formas mais graves da doença. Ela pode ser tomada desde o nascimento. (Fonte: G1 São Carlos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário